Título/Design: MULHER
Descrição:

Hirosuke Watanuki, MULHER

Álbum de litografias executadas a partir de desenhos a tinta-da-China deste pintor.

Pasta in-folio major, c/ encadernação inteira original em tela vermelha e prateado na pasta da frente, que fecha c/ atilhos negros.  Contém 40 reproduções, todas de figuras femininas, a maioria datada e assinada, c/ datas compreendidas entre 1958 e 1969.  Edição numerada, sendo este exemplar o nº 108, assinado pelo A.  Inclui a cx protectora de cartão.

Dim.:  45 x 35  cm;  46,5 x 36,5  cm (cx.)
Estado de conservação:  cx de cartão c/ acidez, esfoladelas e reforço lateral.


Artista japonês, nasceu em Yokohama, a 4 de Setembro de 1926.  “Depois de frequentar a Faculdade de Letras e a Faculdade de Ciências Económicas da Universidade de Kwansei-Gakuin-Japão, formou-se em Direito pela mesma Universidade, onde frequentou também o curso de Post-graduado até 1955.

Simultâneamente dedicou-se à pintura desde 1950.”   Permaneceu em Portugal, onde estudou e trabalhou, entre 1955 e a década de 60.

Em 1957, expôs em Barcelona, nas Galerias Layetanas, e em Lisboa, onde voltou a expor em 1958 (na Galeria de Exposições do Diário de Notícias), 1960 e 1963.  Artista multifacetado, tem vindo a desenvolver trabalhos também na área da poesia, escultura, cerâmica, vidro, tecido, etc.


Existem obras suas na colecção do CAM da Fundação C. Gulbenkian, Museu do Chiado, Museus Soares dos Reis, do Caramulo e Machado de Castro, na colecção de arte da Câmara de Lisboa, na de Matosinhos, de Ovar e da Figueira da Foz.  Em 2017, o Museu Machado de Castro e a S.N.Belas-Artes de Lx promoveram exposições retrospectivas da obra de Watanuki do período em que viveu entre nós, que contaram c/ a presença do A.      (excerto biográfico retirado e adaptado do Álbum de Sumi-E
(pintura japonesa de Portugal e Japão
, Editorial Técnica e Artística, Lx, 1960)

Ver também:  https://www.pt.emb-japan.go.jp...

Autor: Hirosuke Watanuki
Dimensão: 45 x 35 cm
Preço: € 119
Referência: p-30010-14