Autor: AAVV​
Título: ​HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA DO BRASIL
Editor: Litografia Nacional
Local: Porto
Data: 1921-24
Descrição:

AAVV
HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA DO BRASIL, 3 volumes, Litografia Nacional, Porto, MCMXXI-IV  [1921-24].

In-folio, de (12)-CXXXI-(13)-275-(1), (9)-462 e (7)-LXIII-395-(2) pp. p/ cada volume, respectivamente.  Encadernação uniforme de editor, em cartonagem de tom esverdeado  c/ ilustrações a cores nas pastas; lombada em tela de cor semelhante c/ gravados a dourado.  Guardas em papel de fantasia;  contém inúmeras ilustrações a preto e br., e a cores, no texto e fora, algumas desdobráveis;  muitas das ilustrações estão gravadas em separado e apresentam-se coladas nas pp.  Mancha gráfica a negro e, por vezes, a vermelho, c/ iniciais decoradas e destacadas a vermelho e bonitos frontões no início dos capítulos, bem como florões intermédios e de remate.  Apresenta-se recheada de mapas (muitos dos quais desdobráveis), de tabelas e esquemas e reproduções de documentos que acompanham o texto, não só fazendo referência a documentação, instrumentos e técnicas diversas (c/ 1 capítulo dedicado aos astrolábios náuticos, balestilhas, regimentos, cartas de marear, etc.), mas mostrando também as fontes citadas, reavivando a lembrança das viagens iniciais e de muitas outras  que as continuaram, dos seus autores e importância, proporcionando uma exposição mais rica e um conteúdo bem ilustrado e dinâmico.


Edição monumental comemorativa do primeiro centenário da independência do Brasil, de apurada apresentação gráfica, contou c/ a direcção e coordenação literária de Carlos Malheiro Dias, a direcção cartográfica do conselheiro Ernesto de Vasconcellos e direcção artística de Roque Gameiro.   Obra que pôde contar c/ colaborações diversas convidadas por entre as figuras mais destacadas das Letras e da Historiografia portuguesas  da altura, como Jaime Cortesão, C. Malheiro Dias, Carolina Michaëlis de Vasconcellos, Jordão Dias, L. Pereira da Silva, António Baião  e outros.

O conteúdo ordenado segundo uma perspectiva cronológica:
Vol. I - Os precursores de Cabral. O Descobrimento.
Vol. II - A Epopeia dos Litorais. Segunda parte: A Colonização.
Vol. III - A Idade Média Brasileira (1521-1580). 

Estado de conservação:  lombada do vol. II c/ peq dano no pé; cantos e extremidades das pastas esfolados; foxing disperso e pouco acentuado, sinais de uso; peq. restauros.
Dim.:  38 x 28,5  cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-100JM01-44