Autor: Voltaire/ Andrade, Francisco X. Freyre de​
Título: ​HISTORIA DE CARLOS XII, REY DA SUECIA
Editor: Joze Francisco Mendes Livreiro
Local: Lisboa Occidental
Data: 1739
Descrição:

Voltaire/ Andrade, Francisco X. Freyre de
HISTORIA DE CARLOS XII, REY DA SUECIA, Escrita em Lingoa Franceza por Monsieur de Voltayre, Traduzida na Portuguesa por Francisco Xavier Freyre de Andrade, e emmendada, segundo os reparos hirtoricos, e criticos de Monsieur de Motraye, 1ª e 2ª partes, Impressa à custa de Joze Francisco Mendes Livreiro, Lisboa Occidental, M.DCC.XXXIX  [1739].
In-8º minor, de (16)-299-(8)-270 pp., correspondendo às 2 partes que foram encadernadas em conjunto, em encadernação inteira de couro castanho marmoreado, que apresenta nervuras, dourados e rótulo de pele grenat na lombada.  Frontões e iniciais dos capítulos decoradas, bonitos florões de remate.  As pp. iniciais não numeradas de cada tomo, correspondem ao Prólogo (em ambos) e Licenças (apenas no 1ª tomo).   A colação dos cadernos é a seguinte:  8, A-S [J]8, T7, 4, A-R8 [J].  Com falta da ilustração inicial do visado; de resto completo.  1ª edição.


Voltaire é pseudónimo de François Marie Arouet (Paris, 1694-1778), filósofo francês iluminista e liberal, gr. defensor da razão e tolerância religiosa e opositor da tirania, fanatismo e crueldade.  É neste espírito que publica esta obra, que saíu originalmente em 1731 e será reeditada várias vezes nos anos seguintes , graças ao bom acolhimento que encontrou.  Mais informação s/ o A. em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire
Estado de conservação:  falta de pele no pé da lombada e extremidades das pastas; leve acidez do papel; guarda volante inicial c/ falta; peq. manchas e sinais de uso.
Dim.: 15,5 x 10,5  cm

Preço: € 90
Referência: l-1000316-41