Autor: Toscano, Francisco Soares
Título: PARALLELOS DE PRINCIPES E VAROENS ILLUSTRES
Editor: Officina Ferreiriana
Local: Lisboa
Data: 1733
Descrição:

Toscano, Francisco Soares
PARALLELOS// DE PRINCIPES,// E VAROENS ILLUSTRES// Antigos a que muitos da nossa Naçaõ Portuguesa se a se// melharaõ em finas obras, ditos, e feitos: com a origem// das Armas de algumas familias deste Reyno.// Por Francisco// Soares Toscano// Natural da cidade de Évora.// Agora novamente acrescentados, e offerecidos// ao Excellentissimo Senhor// D. Francisco// Xavier de Menezes// (...), Na Officina Ferreiriana, Lisboa Occidental, 1733.
In-8º gr., de (24)-432 págs. Encadernação de carneira mosqueada da época, c/ nervuras, 1 rótulo em pele vermelha e dourados na lombada, vestígios de carminado no corte das folhas. Ex-libris de António Capucho e um outro não identificado.  A colação dos cadernos:  §-§§§4, A-Z [J,U]8, Aa-Dd8.


O autor traça analogias entre as vidas descritas por Plutarco e as que os historiadores portugueses (como João de Barros e Damião de Góis) descreveram, com bastante erudição e humanismo.   É de assinalar que a metodologia utilizada teve sempre em conta a nomeação das fontes. 2ª edição (a 1ª é de 1623).  Inocêncio, III, 64; Ameal, 2270; Monteverde, 5137; Samodães só refere esta edição de 1733.


Estado de conservação: encadernação levemente esfolada e c/peq. desgaste da pele na coifa e extremidades da capa post; peq. restauros em 3 ff; vestígio de xilófagos apenas nas ff de guarda.
Dim.:  21 x 15,5 x 3 cm

Preço: € 300
Referência: l-10391-1