Autor: AAVV/ J.I. de F.
Título: COLLECÇÃO CHRONOLOGICA / DE / LEIS EXTRAVAGANTES
Editor: Real Imprensa da Universidade
Local: Coimbra
Data: 1819
Descrição:

AAVV/ J.I. de F.

COLLECÇÃO CHRONOLOGICA / DE / LEIS EXTRAVAGANTES, / Posteriores á Nova Compilação / das / Ordenações do Reino, / Publicadas em 1603, 3 tomos, Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1819.

In-4º peq. de VI-378, VI-582 e VI-432 pp., encadernados c/ as lombadas e cantos em pele castanha, contendo rótulos de pele vermelha e negra e dourados na lombada; cartonagem das pastas marmoreada. Folhas de rosto decoradas c/ peq. calcografia alusiva à Justiça.

 

Trata-se da Collecção da Legislação Antiga e Moderna do Reino de Portugal, parte II, infelizmente incompleta mas que raramente aparece. Os 3 tomos correspondem a:

T. I, de Decretos e Cartas, etc., ‘Que comprende os Reinados de Filipe II e III, e os dos Senhores D. João IV,D. Affonso VI, D. Pedro II, e D. João V’, cobrindo os anos entre 1606 e 1750;

T. III e IV, de Leis, Alvaras, etc., ‘Que comprende o Reinado do Senhor D. José I’, correspondendo aos anos 1750 a 1756 (t. III) e 1757 a 1761 (t. IV), respectivamente; tomos que trazem, em subtítulo, a indicação ‘Desde este anno [1603] até o de 1761 conforme ás Collecções, que daquellas se fizerão e inserirão na edição Vicentina destas no anno de 1747, e seu Appendix do de 1760. Ás quaes acrescérão nesta edição as compiladas por F. da C. França, em suas Addições e Appendix.  Recenseadas todas, accuradamente revistas e frequentemente emendadas de muitos erros e faltas daquellas e doutras edições, por J.I. de F.’

Estado de conservação: sinais ligeiros de uso e raras manchas nas pastas e papel; sublinhados antigos e esporádicos a tinta, já muito esbatidos; vestígios de xilófagos ocasionais e marginais.

Apreciação: encadernações sólidas; papel de boa qualidade, em muito bom estado e c/ marca d’ água.

Dim.:  21,5 x 15,5 cm

 

Preço: VENDIDOS
Referência: l-100167-22