Autor: Junqueiro, Guerra
Título: OS SIMPLES
Editor: Parceria de António Maria Pereira ― Livraria Editora
Local: Lisboa
Data: 1898
Descrição:

Junqueiro, Guerra

OS SIMPLES, Parceria de António Maria Pereira ― Livraria Editora, Lisboa, 1898.

In-8º, de 126-(1) pp., ½ encadernação em sintético azul c/ cantos e dourados simples na lombada.  Sem as capas de brochura.  É a 4ª ed. (a 1ª saíu em 1892).

‘Poesias Líricas’, remata em sub-título esta obra, “colectânea de inegável valor e interesse documentais, por tratar-se de uma publicação que ocorre após prolongado silêncio [apenas pontualmente interrompido por alguns trechos compilados nas Poesias Dispersas (1920)] e que pretende corresponder, segundo o testamento do próprio poeta em «Nota» ao livro, a um período de profunda reflexão e «renascimento psicológico»: «De uma visão mais íntima e profunda do universo germinaram em mim novas emoções, e portanto uma nova arte.» Apresentando-se como uma «auto-biografia psicológica«, a obra é constituída por quadros campestres e bucólicos, bem localizados geograficamente («a Moleirinha é minhota. O Préstito Fúnebre minhoto é. “  (in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, vol. II, Lisboa, 1990:  http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=7229 )
Sobre Abilio Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta, 1850-1923), vida e obra, ver:  http://cvc.instituto-camoes.pt/seculo-xix/guerra-junqueiro.html#.XMBYI9QrJZ
Estado de conservação: acidez do papel e mancha de humidade no 1/3 sup. das ff que provocou peq. dano no frontispício (restaurado).

Dim.:  19 x 13 cm 

Preço: € 23
Referência: l-100961-20