Autor: AAVV
Título: PHARMACOPÉA PORTUGUEZA
Editor: Imprensa Nacional
Local: Lisboa
Data: 1876
Descrição:

AAVV

PHARMACOPÉA PORTUGUEZA, Imprensa Nacional, Lisboa, 1876.

In-4º peq., de LIII-547 pp., encadernado c/ lombada em pele castanha e dourados, pastas em cartonagem marmoreada.  Conserva as capas de brochura.  É a 3ª versão da Pharmacopéa Portugueza, aqui em 1ª edição.

Trata-se da “Edição Official” destinada a substituir “para todos os effeitos legaes o «Codigo pharmaceutico lusitano»”, mandada executar por ordem do rei.  Colaboraram:   Bernardino Antº Gomes, Francisco José da Cunha Vianna, Carlos Augusto May Figueira, José Thomás de Sousa Martins, Claudino José Vicente Leitão, Izidoro da Costa Azevedo, Joaquim Urbano da Veiga, Agostinho Vicente Lourenço, Antº Augusto de Aguiar e Pedro José da Silva.

Organizada por ordem alfabética, é apresentada  pelo nome comum dos preparados, seguido da identificação latina, ingredientes, modo de preparação e indicações.  Apresenta índice de nomes latinos e portugueses.

A farmacopeia em Portugal é oficialmente decretada no reinado de D. Maria I (1794), obrigando boticários e médicos a utilizar e prescrever apenas os medicamentos descritos no livro.
Sobre a história da farmacopeia portuguesa ver:  http://pt.ars-curandi.wikia.com/wiki/Farmacopeia_Lusitana  
Estado de conservação:  desgaste das extremidades das pastas e dos dourados; papel c/ foxing ocasional.

Dim.:  23,5 x 16 cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-PTM-02-13