Autor: Garrett, Almeida
Título: O RETRATO DE VENUS e ESTUDOS DE HISTORIA LITTERARIA
Editor: Viúva Moré – Editora
Local: Porto
Data: 1867
Descrição:

Garrett, v. d' Almeida

O RETRATO DE VENUS e ESTUDOS DE HISTORIA LITTERARIA, casa da Viúva Moré – Editora, Porto, 1867.

In-8º, de 231-(1) pp., encadernação da época c/ lombada em pele negra c/ dourados simples.  As primeiras 90 pp. são relativas ao poema e às notas correspondentes a cada um dos seus 4 cantos; segue-se um ensaio sobre a ‘Historia da pintura’, terminando na página 164; por último, o ‘Bosquejo da historia da poesia e língua portugueza’.  2ª edição.


Primeiro livro do A., escrito por altura da conclusão do curso de Leis, em Coimbra, que o transforma “num galhardo, alegre e sentimental caudilho  estudantil ao serviço do liberalismo avançado”, e que compôs “em poemas alegórico-narrativos, (...) O Retrato de Vénus (que, publicado em 1821, lhe valeu uma polémica e um processo, porque julgado atentatório da fé cristã e dos costumes), (...).  Mostrando-se venerador da Natureza (lucreciamente cantada sob o nome de Vénus no poemazinho incriminado), o moço autor defende genericamente que ao homem cabe ser feliz para ser bom, exaltando consequentemente o prazer — mas o prazer «equilibrado», provindo da harmonia de espírito e corpo, razão e sensibilidade, liberdade e regra — e a destruição do que abafa, maltrata e por isso degrada o homem”.  Ofélia Paiva Monteiro, in Biblos, t. 2, Editorial Verbo, Lisboa, 1997, verbete ‘Garrett’, a p. 781.
Bio-bibliografia de João B. da Silva Leitão de Almeida Garrett (Porto, 1799-Lisboa, 1854) em:  http://cvc.instituto-camoes.pt/seculo-xix/almeida-garrett.html#.XJqNa9SLRZY


Estado de conservação:  falta de pele no topo da lombada e cartonagem c/ desgaste e sinais de uso; foxing esporádico; carimbo de posse na 1ª folha volante.
Dim.:  17 x 11 cm

Preço: € 54
Referência: l-1000394-10