Autor: Cabral, Antonio Vanguerve
Título: PRATICA JUDICIAL
Editor: Officina de Francisco de Oliveyra
Local: Coimbra
Data: 1757
Descrição:

Cabral, Antonio Vanguerve

PRATICA//  JUDICIAL,// muyto util, e necessaria// para todos que principiaõ os officios de julgar e advogar, e para// todos os que solicitaõ causas nos Auditorios de hum// e outro foro.// Tirada de varios authores praticos,// e dos estylos mais praticados nos Auditorios// Autor//  Antonio Vanguerve Cabral// Juris Consul Ulisbonense.//  com a nova reformaçam da justiça//  e nesta ultima impressam correcta, emendada, e acrescen-// tada com todas a s sete partes hum novissimo Index geral alphabetico de toda obra., Officina de Francisco de Oliveyra, Coimbra, MDCCLVII  [1757].

In-4º gr., de (22)-440-122-48-105 pp., correspondendo, respectivamente, as primeiras 22, não numeradas ao frontispício, prólogo, licenças, dedicatória e index (dos capítulos e das petições), as 440 pp seguintes aos capítulos I a V, tal como saíram impressos na 1ª edição de 1712, as 122 pp. correspondentes aos capítulos VI e VII, últimos a serem redigidos e só publicados na edição de 1730, sendo as 48 pp. relativas a uma introdução à nova reforma da justiça e as 105 pp. finais contendo o “Novo Index Alfabetico das cousas mais notaveis, que se contém neste livro Pratica Judicial, e Reformaçaõ da Justiça”.  Encadernação inteira de couro castanho escuro, c/ nervos, rótulo e dourados na lombada, folha de rosto a duas cores (negro e vermelho), c/ decoração de folhas de acanto e flores, 2 cabeças femininas rodeando um medalhão central c/ a representação do sol dentro do qual estão a cruz de Cristo e as iniciais do Seu nome, correspondendo à insígnia da Cª de Jesus.  Por baixo, uma tarja contendo os dizeres: “Fructus dulcis gutturi meo cant. 2.3.”.  Possui frontões decorativos no início dos capítulos, capitulares decoradas e florões de remate. Texto a 2 colunas, em Português.

De Antonio Vanguerve Cabral, jurisconsul lisbonense, pouco se sabe: desconhece-se a data de nascimento (16… ), sabendo-se apenas que em 1759 estava ainda vivo. Deixou mais bibliografia na mesma área (ver Innocêncio da Silva, I, 282).

Estado de conservação:  encadernação c/ peq. esfolões, papel c/ acidez, tendo nalgumas páginas leves manchas de humidade e foxing ocasional; vestígios de xilófagos marginais; fragilidade do papel das 2 primeiras e últimas folhas; peq. sublinhados e apontamentos a tinta coevos e ocasionais.

Apreciação:  bom estado.

Dim.:  31 x 22 cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-55022-7