Autor: Sousa, contra-alm. A. Botelho de
Título: SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DAS GUERRAS DA RESTAURAÇÃO NO MAR E NO ÀLÉM-MAR
Editor: Agência Geral das Colónias
Local: s.l.
Data: 1940
Descrição:

Sousa, contra-alm. A. Botelho de

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DAS GUERRAS DA RESTAURAÇÃO NO MAR E NO ÀLÉM-MAR, vol. II, Agência Geral das Colónias, s.l., 1940.

In-4º peq., de 195 pp., brochado.  Ilustrado, fora do texto, a preto e br., sendo algumas das ilustrações desdobráveis. Apenas o vol. II da obra, que se compõe de 2 vols., e foi editada durante as comemorações do duplo centenário da fundação e restauração de Portugal.


“Nascido na freguesia da Bretanha em 1880, Alfredo Botelho de Sousa passa a infância nas Capelas, sua terra adoptiva, após o que vem para Ponta Delgada onde frequenta o curso liceal, que completa em 1896. Parte da ilha de S. Miguel para ingressar na Escola Politécnica em Lisboa, donde transita em 1898 para a Escola Naval, dando aí entrada a 20 de Outubro como Aspirante de Marinha.”  (> Carlos Guilherme Riley)

“Alfredo Botelho de Sousa (1880-1960), Oficial de Marinha, foi uma das mais notáveis figuras da Armada no século XX destacando-se como um militar exímio, erudito professor, ilustre escritor e historiador. Na sua carreira militar, entre 1898 e 1946, o Vice-almirante Botelho de Sousa desempenhou as mais variadas comissões e funções de diferentes responsabilidades, de onde se destaca a passagem pelo cargo de Major-General da Armada afirmando-se como um Oficial de qualidade excepcional, sendo demonstrável através dos louvores e condecorações que lhe foram atribuídos. Da sua obra, destacam-se os trabalhos de História Militar assim como os trabalhos relacionados com a Marinha e Defesa Nacional, ambos de grande valor. Com uma produção literária bastante rica e diversificada, Botelho de Sousa deixou também umas centenas de artigos espalhados em vários jornais e outras publicações periódicas”.  (> Nelson Ramalho Guerreiro)


Estado de conservação: oxidação da lombada e peq. mancha no pé da capa da frente; carimbo de posse ant. na 1ª folha volante; foxing do corte das ff. e extremidades, mais acentuado nos últimos cadernos; mínimos sinais de uso.

Dim.:  23 x 16,5  cm

Preço: € 36
Referência: l-100L20-55