Autor: Aboym, Diogo Guerreiro Camacho de
Título: ESCOLA MORAL, POLITICA, CHRISTÃA, E JURIDICA
Editor: Officina de Domingos Gonçalves
Local: Lisboa
Data: 1749
Descrição:

Aboym, Diogo Guerreiro Camacho de

ESCOLA/ MORAL,/ POLITICA, CHRISTÃA, E JURIDICA,/ Dividida/ em Quatro Palestras, Officina de Domingos Gonçalves, Lisboa, M.DCC.XLVII  [1749].

In-folio minor, de (16)-524 pp., encadernadas por inteiro em carneira escurecida e racinée, c/ nervuras na lombada, decorada c/ bonitos dourados nas casas.  As pp. iniciais não numeradas correspondem à dedicatória (Senhor), Ao Leitor Benevolo, Ao Leitor Malévolo, Proemio, Divisam da Obra e Indice, todas do punho do editor c/ excepção do Proemio e Divisam da Obra.  Papel bastamte fresco, que apresenta uma folha de rosto impressa a 2 cores, vermelho e negro, e mancha gráfica em 2 colunas, decorada no início dos capítulos por frontões e rematando-os c/ florões.  2ª edição (a 1ª é de 1733).

A colação dos cadernos:  a-d2, A-Z[J, U]4, Aa-Zz[Jj, Uu]4, Aaa-Ttt[J, U]4, Vvv2.


Obra de Moral, cuja divisão obedece às 4 “virtudes cardeaes” tratadas: a Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança, e que se constitui “matéria util, e necessária para todo o estado, e profissoens de pessoas eclesiásticas, e seculares.”   Em Português, c/ citações em Espanhol e Latim (destas, algumas traduzidas).

Sobre Diogo Guerreiro Camacho de Aboym (Campo de Ourique, Alentejo, 1663-1709) ver B. Machado, I, 658-660.


Estado de conservação:  extremidade da lombada c/ peq. falta e na pasta detrás falta ainda mais peq.; vestígios de xilófagos próximo das extremidades, em 6 cadernos, c/ consolidações antigas e recentes; guardas fixas manchadas; assinatura de posse na folha volante inicial, sublinhados, sinaléptica e anotações marginais a tinta coevos; manchas de tinta e sinais de uso.

Dim.:  31 x 21,5  cm

Preço: € 250
Referência: l-550073-55