Título: Folha de saltério
Editor:
Local:
Data: séc. XV-XVI
Descrição:

Manuscrito religioso decorado.

Folha do Antigo Testamento, em pergaminho.

In-folio único, designado a tinta vermelha no topo por “Adtertiam.”/ “Psalmus. 119.”, no rosto.  O verso apresenta “Per Hebdomada.”, no topo do fólio e “Psalmus. 120.”, no 1/3 final.  Parece tratar-se da liturgia própria da semana comum ou, mais propriamente de um saltério utilizado na liturgia das horas (as Terças, no caso).  Numerado na extremidade sup. dir.  (numeração romana: lxvj, [66]).

Contém 7 letras capitulares, todas ornamentadas, especialmente a letra ‘A’ do rosto, de maiores dimensões (20 x 19,5 cm), cuidadosamente desenhada c/ folhagem estilizada e pintada em tons de vermelho, argila, verdes e amarelo.  As restantes 6, todas policromadas mas de menores dimensões, apresentam decorações florais e geométricas e filigrana, diferentes entre si.

Transcreve o texto do salmo 119 integralmente — que começa “Ad Dominum cum tribularer clamaui: et exaudiuit me”— e o início do salmo 120, em letra gótica rotunda, acastanhada.  Aparado no pé, c/ a ablação das letras finais do 4º verso: “Sagittae potentis acutae cum carbonibus desola[toriis]”.

Português (?), saltério conventual ou monástico, provavelmente do séc. XV-XVI.

Estado de conservação: sinais de uso

Dim.: 58,2 x 41,3 cm

 

Preço:
Referência: m-00452
Explicações

Copyright © 2017 Livros Em Casa. Todos os direitos reservados. Criado com XHTML e CSS válidos. Optimizado para IE 8+, FF 3+, GC 2+, AS 4+ e O 9+