Título: Diploma de mérito da Ordem do Sto. Sepulcro de Jerusalém
Editor: Ordem do Sto. Sepulcro de Jerusalém
Local:
Data: 1875
Descrição:

Carta/diploma de insígnia de mérito da Ordem do Sto. Sepulcro de Jerusalém

Documento em pergaminho, in-folio gr. único, impresso e manuscrito numa das faces, a tinta negra, sendo o texto rodeado por cercadura litográfica a preto e branco, profusamente decorada c/ simbologia católica, armas da Ordem, putti e decoração floral e vegetalista.  A cercadura está encimada por reserva contendo uma representação da sala do concílio papal, no Vaticano, que apresenta, na base da reserva, a mitra e bordões papais; o trabalho de maior impacto decorativo, no entanto, reside na base da cercadura, onde se podem ver diversas cenas alusivas à famosa Ordem:  a representação de 2 figuras, rodeadas de lanças e estandartes, que envergam armadura completa e seguram numa espada e num chapéu cardinalício, e em escudos c/ as armas da Ordem, separam cenas várias de cavaleiros batalhando contra mouros, a investidura papal de um cavaleiro e cenas de difusão da fé católica e apoio de doentes. 

Ao centro, parcialmente manuscrito, está o texto latino que estabelece, através do poder concedido pelo Papa Pio IX, na pessoa do grão Mestre da Ordem, o patriarca Vicente Bracco, a investidura de comendador ao conde Tomás Madalena de Tejada da Casa Sarria das Espanhas desta Ordem (condado da Galiza), como prémio por obra piedosa prestada e desempenho na observação da fé.  Vem assinada e datada de 17 de Novembro de 1875.  Traz pendente o selo oval em cera alba, c/ Cristo ressuscitando, dentro de caixinha oval, em latão, pendendo de cordão grenat.

Estado de conservação:  vincos antigos e dobras do papel;  peq. manchas acastanhadas nas margens e no verso; sinais de manuseamento.

Dim.:  45 x 57 cm

  

Preço: € 230
Referência: m-004111
Explicações

Copyright © 2017 Livros Em Casa. Todos os direitos reservados. Criado com XHTML e CSS válidos. Optimizado para IE 8+, FF 3+, GC 2+, AS 4+ e O 9+