Autor: A. anónimo (D. João de Sousa)
Título: CONSTITUIÇOÊS SYNODAES DO BISPADO DO PORTO
Editor: Real Collegio da Companhia de Jesu
Local: Coimbra
Data: 1735
Descrição:

A. anónimo (D. João de Sousa)

CONSTITUIÇOÊS SYNODAES DO BISPADO DO PORTO, novamente feitas, e ordenadas pelo illustrissimo, e reverendissimo senhor Dom Joaõ de Sousa bispo do ditto bispado, do Conselho de Sua Majestade, & seu sumilher de Cortina. Propostas, e aceitas em o Synodo Diocesano, que o ditto Senhor celebrou em 18 de Mayo do Anno de 1687, Real Collegio da Companhia de Jesu, Coimbra, 1735.

In-4º gr., de (6)-XXXV-670-(121)-21-10 pp.

REGIMENTO DO AUDITORIO ECCLESIASTICO DO BISPADO DO PORTO E DOS OFFICIAIS DE JUSTIÇA ECCLESIASTICA DO MESMO BISPADO, tirado do antigo, mudado, & acrescentado, no que a larga experiencia mostrou ser conveniente, & necessário ao tempo presente, pelo reverendissimo Senhor D. Joaõ se Sousa, (…), Real Collegio das Artes de a Companhia de Jesu, Coimbra, 1735.

In-4º gr., de (4)-192 pp.; as 2 obras encadernadas em conjunto, em encadernação inteira de couro escurecido, c/ nervos, 1 rótulo a pele e dourados na lombada.

As CONSTITUIÇOÊS SYNODAES apresentam 1 portada c/ gravado calcográfico encimada pela figura de Jesus ladeado por anjos, o título em reserva central e o brasão do bispado do Porto entre os apóstolos S. Pedro e S. Paulo; estão divididas em 5 livros, a que se segue um «Indice das cousas mais notáveis (…)», correspondente às 121 pp., não numeradas; uma outra gravura a buril c/a representação do Sínodo introduz as 21 pp. referentes à “Relação da procissam, e sessoens do Synodo Diocesano que se celebrou na Santa Sé da Cidade do Porto em Domingo dezoito de Mayo de mil seis centos e oitenta e sete (…)”.  As gravuras estão ambas assinadas por Bernardo Santos, em Coimbra.

Texto em Português, contendo em caixa lateral referências e citações dos originais, muitas vezes em Latim.  Está adornado por vinhetas e florões de remate de motivos vegetalistas, alguns dos quais também c/ a simbologia da Cª de Jesus.

Ver Innoc. 2, 106-7.

Estado de conservação:  encadernação c/ desgaste e peq. faltas nas extremidades; a 1ª folha de rosto c/ falta de papel; peq. manchas de tinta e de uso; falta muito peq. de papel na gravura referente ao Sínodo; vestígios marginais de xilófagos e anotações esporádicas.

Dim.:  30,5 x 22,5 cm

Preço: € 300
Referência: l-550037
Explicações

Copyright © 2018 Livros Em Casa. Todos os direitos reservados. Criado com XHTML e CSS válidos. Optimizado para IE 8+, FF 3+, GC 2+, AS 4+ e O 9+