Autor: A. Anónimo [Antonio Rodrigues Vellozo de Oliveira]
Título: TRATADO DO JOGO DO VOLTARETE
Editor: Typ. de José Baptista Morando
Local: Lisboa
Data: 1847
Descrição:

A. Anónimo

TRATADO DO JOGO DO VOLTARETE, com as leis geraes do jogo, Typ. de José Baptista Morando, Lisboa, 1847.

In-8º, de  216 pp., encadernado inteiramente em pele castanha c/ decoração singela dourada na lombada. O livro está acompanhado de uma ficha de jogo, redonda em madrepérola, de rebordo decorado e vazado c/ motivos vegetalistas estilizados, tendo numa face gravadas indicações relativas ao jogo e, na outra, uma cena de exterior com 3 figuras orientais num jardim, próximo de árvores e casas, finamente incisas.

O jogo do voltarete era um jogo de cartas do séc. XVIII, que se tornou muito popular no séc. seguinte. Parece ter sido o antecedente do whist e divulgou-se um pouco por toda a Europa.  Em Portugal e no Brasil conheceu franca adesão, sendo referido por Eça de Queiroz e Machado de Assis em algumas das suas obras. Era jogado por 3 parceiros, utilizando um baralho de 40 cartas, dando-se, inicialmente, 9 cartas a cada, ficando as 13 remanescentes na mesa.

Embora a maioria das muitas publicações que esta obra conheceu tenha vindo a lume sem a indicação do autor, existe uma 1ª edição c/ o mesmo título, de 1794, da Off. de Simão Thaddeo Ferreira, em Lisboa, que se sabe ter sido da autoria de Antonio Rodrigues Vellozo de Oliveira (mais informação em: http://www.ghtc.usp.br/server/Lusodat/pes/01/pes01253.htm).

Estado de conservação:  desgate da pele das pastas nas extremidades; assinaturas de posse e notas manuscritas a tinta, em especial no frontispício e folha volante.

Dim.:  15 x 10,5 cm;  ficha:  6 cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-100636-5
Explicações

Copyright © 2018 Livros Em Casa. Todos os direitos reservados. Criado com XHTML e CSS válidos. Optimizado para IE 8+, FF 3+, GC 2+, AS 4+ e O 9+