Título: Folha de antifonário
Editor:
Local:
Data: séc. XVI-XVII
Descrição:

Manuscrito religioso decorado.

Folha de antifonário, em pergaminho. In-folio único, designado no topo por “Iesu” e numerado (numerais árabes 34), no rosto, e ”S. Nominus”, no verso. Tem pautas de 5 linhas a vermelho e notações musicais quadrangulares a negro.  Uma capitular ornamentada c/ motivo vegetalista estilizado e contas, c/ a letra ‘I’ policromada, a negro, branco e vermelho, de 16 x 15 cm.

A lírica parece ter sido adaptada dos versículos da Bíblia. No rosto, a partir da Anunciação de Santa Isabel, pela voz de Lucas, 1, 52, (…) “deponere potens de sede, et exaltavit humiles”.

No verso, é o início do "Magnificat. Officium Misse. Introito. In Nomine Jesu", escrito em Latim, c/ letra gótica rotunda, em que se pode ler o início do texto latino do Novo Testamento, S. Paulo na Carta aos Filipenses: “In nomine Jesu omne genuflectatur coeles[tium terrestrium  et infernorum et omnis lingua confiteatur quia Dominus noster Jesus Christus in gloria est Dei Patris]” (Fl, 2, 10-11).

Autores como Jacob Handl (1550-1591), em In nomine Jesu, ou Johann Pachelbel (1653-1706), no seu Magnificat em Sol maior, criaram de acordo c/ a tradição litúrgica, composições musicais para serem entoadas em cânticos e antífonas, deste mesmo trecho bíblico.

Este folio pertenceu, com certeza, a um antifonário, provavelmente do séc. XVI-XVII.

Estado de conservação: sinais de uso

Dim.: 51 x 35 cm  (42 x 27 cm – mancha)

)

Preço: € 290
Referência: m-00451
Explicações

Copyright © 2017 Livros Em Casa. Todos os direitos reservados. Criado com XHTML e CSS válidos. Optimizado para IE 8+, FF 3+, GC 2+, AS 4+ e O 9+