Título/Design.: A Música
Descrição:

Bartolozzi / Cipriani

A Música, gravura a ponteado, a negro, de formato oval, aberta por Francesco Bartolozzi, segundo o desenho de J.B. Cipriani.
 

Bartolozzi (1727-1815), nasceu em Florença, numa família de ourives.  Aprendeu muito cedo a manejar os utensílios de ourives na oficina da família e estudou desenho na Academia Florentina, onde conheceu Giovanni Battista Cipriani (1727-1785); dedicou-se à gravação ainda em Itália mas será em Londres, para onde viaja em 1764, que adquire novos conhecimentos na técnica de gravação a ponteado. Com o seu ex-colega Cipriani (a viver em Londres desde 1755) unirá à amizade a partilha da execução das gravuras, por conjugação do traço de Cipriani e da abertura de Bartolozzi.  A destreza e graciosidade na delineação das figuras, aliada à capacidade de produzir sombreado trouxeram-lhe o reconhecimento do público inglês e a da Royal Academy, onde foi eleito membro, e depois o reconhecimento europeu, nomeadamente em França e Itália.

Em 1802 aceita a comissão do Príncipe Regente para dirigir uma escola de gravação em Portugal e parte para Lisboa, onde permanecerá.  

Mais informação biográfia em:  http://www.archive.org/stream/francescobartolo00bailrich/francescobartolo00bailrich

 

Emoldurada. Restaurada e protegida por cartão sem acidez

séc. XVIII

Autor: Bartolozzi / Cipriani
Dimensão: 37,5 x 29 cm (15,5 x 12 cm – mancha)
Preço: € 327
Referência: p-30960
Explicações

Copyright © 2018 Livros Em Casa. Todos os direitos reservados. Criado com XHTML e CSS válidos. Optimizado para IE 8+, FF 3+, GC 2+, AS 4+ e O 9+