Autor: AAVV / Castro, Augusto Mª de/ Augusto, Antº Ferreira – redact.
Título: ​REVISTA DOS TRIBUNAES
Editor: Typographia Universal/ Imprensa Ferreira de Brito
Local: Porto
Data: 1883-1885
Descrição:

AAVV / Castro, Augusto Mª de/ Augusto, Antº Ferreira – redact.
REVISTA DOS TRIBUNAES, 3 tomos, Typographia Universal/ Imprensa Ferreira de Brito, Porto, 1883-1885
In-folio minor, de XVI-400, XVI-392 e XIX-384 pp., p/ cada 1 dos tomos, respectivamente, contendo todos eles um  Indice Alphabetico nas pp. iniciais; estão encadernados uniformemente c/ as lombadas em chagrin negro e dourados simples e c/ guardas em papel de fantasia. Super-libros falante ‘R.C.’ no pé das lombadas. Aparados.
Trata-se das publicações inaugurais desta Revista, que saíu quinzenalmente, compiladas em 3 tomos, contendo, no t. I, os exemplares de 15 de Junho de 1882 (nº 1) a 30 de Maio de 1883 (nº24); no tomo II, os que vão de 15 de Junho de 1883 (nº25) a 30 de Maio de 1884 (nº 48); e no tomo III, os exemplares de 15 de Junho de 1884 (nº 49) a 30 de Maio de 1885 (nº 72).  Completos.
Redactores e proprietários da Revista, Augusto Mª de Castro e Antº Ferreira Augusto, que vêm também identificados como ‘ajudante e secretario da Procuradoria Regia junto da Relação do Porto’, contaram c/ a colaboração permanente de Antº José da Rocha (juiz da Relação do Porto), José da Cunha Navarro de Paiva (procurador régio da Relação do Porto), Francisco José de Medeiros (juiz da Comarca de Arouca), Delfim Mª d’Oliveira Maia e Adriano Anthero de Souza Pinto (advogados).


Ainda que muito afecta às decisões emanadas dos tribunais da Relação do Porto, a Revista dos Tribunaes ― cuja edição se manteve até 1977 ― contém ainda informação sobre Direito Internacional, secções Doutrinal (que debate interpretações da lei) e Tribunaes (que divulga acordãos do Supremo Tribunal de Justiça, do Tribunal da Relação do Porto e de outros tribunais portugueses), publicando ainda sentenças das várias matérias do tribunal e informações diversas.
De assinalar, entre outras, as considerações sobre ódio e ira e discussões sobre a legislação a aplicar às novas tecnologias, no caso o telefone, ou as relativas às reformas do Código do Processo Criminal, ou ainda a sentença aplicada a uma freira, que tornam estas raras publicações ainda mais apetecíveis.
Estado de conservação:  alguns cadernos c/ acidez; mancha d’ água no índice do t. III e margens do t. II; foxing esporádico, por vezes c/ alguma intensidade; sinais ligeiros de manuseio; reforços.
Apreciação:  muito bom estado, em especial considerando a qualidade do suporte deste género de publicações.
Dim.:  31 x 23  cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-102357-45