Autor: Almeida, Fialho d​'
Título: OS GATOS
Editor: Livraria Clássica Editora A.M. Teixeira & Cª (Filhos)
Local: Lisboa
Data: 1945-53
Descrição:

Almeida, Fialho d'
OS GATOS, Publicação Mensal de Inquérito à Vida Portuguesa, 6 volumes, Livraria Clássica Editora A.M. Teixeira & Cª (Filhos), Lisboa, 1945-53.
In-8º, de 275-(2), 329, 291-(2), 306-(1), 384-(1) e 409-(1) pp., para cada volume, respectivamente, que se apresentam uniformemente encadernados c/ ½ encadernação em pele azul escuro c/ cantos, lombada c/ nervuras, 2 rótulos em pele vermelha e muitos dourados.  Aparados e c/ o corte das folhas carminado no topo, conservando as capas de brochura.  Completo.
Fazem parte da edição integral das obras de Fialho d’ Almeida, tendo sido revistos, prefaciados e anotados pelo prof. Álvaro J. da Costa Pimpão.

Trata-se do conj. de crónicas editadas primeiro serialmente e depois reunidas em 6 vol., que vieram a lume entre Agosto de 1889 e Janeiro de 1894 e que colheram o agrado e procura do público.   

Modeladas segundo o gosto da época e em boa parte pelo êxito editorial de As Farpas, de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, na década de 70, os textos de Fialho d’Almeida criticam temas e acontecimentos de actualidade, não poupando governantes e governados e usando de prosa de particular acinte que se torna, por vezes, corrosiva.  Panfletário maior das Letras portuguesas, são os textos de Fialho d’Almeida desta altura, que o integram no Naturalismo.
Bio-bibliografia em:  http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/RecursosInformativos/EstudosInternos/Biografias/FialhoDeAlmeida.pdf   
Estado de conservação: leves sinais de manuseamento.
Dim.:  19,5 x 13  cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-1002128-45