Autor: A. anónimo​
Título: IMITATION DE JÉSUS CHRIST
Editor: Imprimerie de S. Jean d’ Evang., Desclée, Lefebvre et Cie
Local: Tournay
Data: 1882
Descrição:

A. anónimo
IMITATION DE JÉSUS CHRIST, Imprimerie de S. Jean d’ Evang., Desclée, Lefebvre et Cie., Tournay, M DCCC LXXXII  [1882].
In-16º, de 439-(9) pp. (as pp. do índice não foram numeradas), de formato reduzido, conveniente p/ acompanhar o seu possuidor;  encadernado por inteiro em pele castanha escura, de cantos arredondados,  c/ bonitos ferros dourados em esquadria nas pastas e inscrições:  na da frente ‘IHS’ e na detrás ‘I R’ (?) coroado.  Tem guardas em papel de fantasia e corte das folhas brunido a ouro.  Apresenta uma gravura de Cristo, de pág. inteira, em face à folha de rosto, e grafismo a 2 cores, vermelho e negro, c/ todas as pp. apresentando uma esquadria tipográfica vermelha;  a negro, cabeções de início e letras capitulares decoradas.  Edição acrescentada c/ 1 capítulo de orações.
“Traduction de l’ abbé de Bellegarde revue et corrigée, suivie  des prières pour la Confession et la Communion, des prières pendant la sainte Messe, des Vèpres du Dimanche, etc.”  Em Francês.


Desconhece-se a autoria da Imitação de Cristo, obra que foi sempre muito apreciada e que, por isso, conheceu edições sucessivas.  Parece ter sido escrita no séc. XV, em Latim, e é atribuída muitas vezes  a Thomas a Kempis, monge que a escreveu ou que terá feito o treslado c/ correcção da obra, embora esta atribuição não seja consensual.  Compõe-se de 4 livros escritos como um manual ascético que, tomando a figura de Cristo como exemplar, dirige e orienta os leitores na mesma direcção, sublinhando uma via introspectiva mais do que a mera reprodução das Suas acções
Mais informação s/ a obra em:  https://fr.wikipedia.org/wiki/L%27Imitation_de_J%C3%A9sus-Christ#cite_note-13

Estado de conservação:  peq. esfoladelas junto à lombada;  leve acidez do papel.
Dim.:  12 x 7,5  cm

Preço: € 75
Referência: l-PTM010-44