Autor: Olleboma
Título: ​CULINÁRIA
Editor: Tip. da Emprêsa Diário de Notícias
Local: Lisboa
Data: 1928
Descrição:

Olleboma
CULINÁRIA, Tip. da Emprêsa Diário de Notícias, Lisboa, 1928.
In-4º, de XV-748-(1) pp., ½ encadernação  em pele c/ cantos e 2 rótulos c/ dourados simples na lombada; guardas em papel de fantasia.  Conserva as capas de brochura. 1ª edição.
Obra ilustrada fora do texto, a preto e br. e a cores, c/ as ilustrações coloridas protegidas por papel vegetal.  Inclui índice geral, alfabético e das gravuras.


Olleboma, pseudónimo criado a partir do nome do autor, António Maria de Oliveira Bello, fez publicar nesta obra sobre a culinária, receitas típicas do nosso país e outras de cunho menos tradicional, precedidas por informação diversa sobre digestibilidade, identificação, cuidado e conservação dos alimentos, apetrechamento das cozinhas e despensas, indicações relativas a necessidade alimentares segundo as faixas etárias, organização de menús, disposição de mesas, etc.
António Maria de Oliveira Bello (Lisboa, 1872-1935), administrador da Compª Nac. de Navegação e da Sociedade Port. de Seguros, deputado ao Parlamento em 1907 e 1908, foi também coleccionador de mineralogia e gr. interessado nas artes culinárias, o que o levou à publicação de 2 livros , sendo este o 1º.  O 2º, Culinária Portuguesa, seria editado em 1935 ou 36.  Informação adicional em:  http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.com/2008/09/  
Estado de conservação:  capas de brochura apresentam ligeira acidez e foxing; manchas de acidez esporádicas; ligeiros sinais de uso.
Dim.:  26 x 19  cm

Preço: € 170
Referência: l-1007505-44