Autor: Danet, abbé​
Título: GRAND DICTIONNAIRE FRANÇOIS ET LATIN
Editor: aux depens de la Compagnie
Local: Amsterdam
Data: 1710
Descrição:

Danet, abbé
GRAND// DICTIONNAIRE// FRANÇOIS ET LATIN//  enrichi// des meilleures façons de parler// en l’une et l’autre langue //  Avec des Notes de Critiques & de Grammaire; Pour servir aux études// de Monseigneur Le Dauphin// et de Messeigneurs Les Princes,// par Mr. l’Abbé Danet.// nouvelle edition// 

reveue, corrigée & augmentée considérablement par l’Auter, aux depens de la Compagnie, Amsterdam, M.DCCX  [1710].

In-4º, de (20)-616-464 pp., encadernação inteira em couro castanho, c/ nervuras e vestígios de dourados na lombada; corte das folhas carminado.   1ª edição.
Frontispício a duas cores (negro e vermelho), decorado c/ calcografia de carácter clássico alusiva ao saber e ao ensino, em que se lê: “Labor omnibus unus” e assinada: “P. Govertz del.” e “S. Mulder sculp.”. Apresenta, na folha de dedicatória ao Delfim, uma outra bonita calcografia, bem como vinhetas, florões de remate e capitulares decoradas em toda a obra. Inclui um levantamento dos verbos franceses irregulares conjugados, no final da obra.
Do seu autor, Pierre Danet pouco se sabe para além de ter nascido em meados do séc. XVII e que ensinava no Collège des Grassins em 1672, altura em que é escolhido para fazer parte do grupo de académicos que gere as edições do Grand Dauphin;  eclesiástico, foi nomeado abade de Saint-Nicolas de Verdun, tendo-se devotado a um trabalho árduo mas bem-sucedido para produzir 5 dicionários, durante 25 anos, publicados entre 1673 e 1698, vindo a morrer, em 1709, num acidente na estrada.
Estado de conservação:  lombada c/ pele estalada e fendida na parte sup.; papel apresenta acidez generalizada e sinais de manuseamento.
Dim.:  25 x 21 cm

Preço: € 510
Referência: l-550028-41