Autor: AAVV/ Dias, Jorge (dir.)​
Título: ESCULTURA AFRICANA
Editor: Junta de Investigações do Ultramar
Local: Lisboa
Data: 1968
Descrição:

AAVV/ Dias, Jorge (dir.)
ESCULTURA AFRICANA no Museu de Etnologia do Ultramar, Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa, 1968.
In-4º gr., de 225 pp. não-numeradas, tem encadernação em tela vermelha de editor, c/ sobrecapa colorida.  Obra muito ilustrada (210 ilustrações, numeradas e organizadas por etnias), a preto e br., sendo a maioria de pág. inteira, e que traz introdução de Ernesto Veiga de Oliveira.  Refere um gr. nº de etnias, acompanhando-as de um peq. texto introdutório e localizando-as num mapa a 2 cores, desdobrável, no fim da obra. Entre elas encontram-se os Bijagós, Nalú, Senufo, Lobi, Achanti, Baulé, Yoruba, Benim, Kioko, Baluba, Kikongo, Ambaquista, Makonde, etc.  São esculturas que fazem parte do acervo do Museu de Etnologia do Ultramar, hoje Museu Nacional de Etnologia, e cuja história vem descrita no final da obra.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do director, o prof. e etnólogo Jorge Dias, ao Ministro da Educação Nacional que, à data, era o prof. José Hermano Saraiva, cujo ex-libris se encontra na contraguarda inicial. 

A pág. electr. do  Museu disponível em:  https://artsandculture.google.com/partner/museum-of-ethnology-museum-of-popular-art 

Estado de conservação:   mancha de humidade junto da coifa, mais acentuada nas ff iniciais e finais, que afecta também as pastas e sobrecapa, esta também c/ sinais francos de uso e esfoladelas.
Dim.:  29 x 23,5  cm

Preço: € 97
Referência: l-100147-37