Autor: A. anónimo/ Plantier, P.
Título: O COZINHEIRO DOS COZINHEIROS
Editor: P. Plantier-editor
Local: Lisboa
Data: 1890
Descrição:

A. anónimo/ Plantier, P.


O COZINHEIRO DOS COZINHEIROS, P. Plantier-editor, Lisboa, 1890.
In-8º, de VII-791 pp., ½ encadernação inglesa em pele castanha c/ dourados simples na lombada.
Ilustrado no texto c/ peq. gravuras a preto e br., apresenta-se como uma “collecção de mais de 1500 receitas usuaes, faceis e economicas, de cozinha, copa, salsicharia, pastelaria e confeitaria com as mais importantes noticias relativas á alimentação e conservação das substancias alimenticias”.


Obra que sobressai no curto espectro das publicadas sobre culinária em Portugal, antes do séc. XX, e que contou com a colaboração de nomes conhecidos das Artes portuguesas, a saber, “A[ntónio] A[ugusto] Teixeira de Vasconcellos, A. Batalha Reis, A[ntónio] J[osé] de Sousa Almada, Alfredo Sarmento, Anonymus, A. X. R. Cordeiro, B[ernardino] Martins da Silva, B[rito] Aranha, B[ulhão] Pato, C. Mariano Froes, C. M. Cabral, E. A. Vidal, Eduardo Coelho, F. Gomes de Amorim, Fragoso, J[úlio] Cesar Machado, Luiz de Araujo, Luciano Cordeiro, M[anuel] Monteiro, M[arciano] Henriques da Silva, M. C., R[amalho] Ortigão, Visconde de Benalcanfôr”.
Editado inicialmente em 1870, tem aqui uma nova edição, melhorada e acrescentada, deste curioso livro que ao gr. nº de receitas acrescenta informação diversa, por ex. sobre apresentação da mesa  e de serviço, sobre vinhos em jantares c/ vários pratos, etc., e traz, além do Índice, um “Diccionario dos termos usuaes de cozinha e de copa”.


Estado de conservação:  sinais de uso; acidez do papel; última folha do Índice c/ acentuada mancha de água e perda de texto; restauros.
Dim.:  18 x 12,5  cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-100196-32