Autor: AAVV
Título: DESCOBRIMENTOS, Revista de História e de Cultura
Editor: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses
Local: s.l.
Data: 1987
Descrição:

AAVV

DESCOBRIMENTOS, Revista de História e de Cultura, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, s.l., 1987.

In-folio peq., de 112-VII pp., brochado.  Profusamente ilustrada a cores, no texto e em separado.

Coordenada pelo embaixador Francisco Mendes da Luz, consiste numa ”publicação de história e cultura que insere trabalhos de grande mérito e se destina fundamentalmente à divulgação de conhecimentos, à reprodução de alguns dos textos mais importantes produzidos na abertura das Comemorações [dos Descobrimentos Portugueses], ao registo de entrevistas e depoimentos de várias personalidades conhecidas da nossa vida cultural e a conservar a memória da abertura das Comemorações em 1987.

A falta de publicações desta natureza, dedicadas não só à divulgação, mas também à investigação, leva-nos a dar-lhe continuidade através da edição, a partir do ano 1989, de duas Revistas com características, objectivos, dimensões e periodicidade diferentes, e de que a presente publicação se poderia, em boa verdade e afinal, considerar o número zero” (> da Nota de Abertura)

Antecessora da revista Oceanos, esta publicação, além da qualidade dos textos e do tratamento gráfico que apresenta, tem ainda o mérito do olhar histórico dirigido para a época dos Descobrimentos Portugueses e para o da sua publicação, patente na perspectiva de um Portugal que a trucidação dos últimos 40 anos tem feito desaparecer.

Contributos:

- A importância das relações entre Portugal e Sevilha ― Pedro Sottomayor

- Portugal-Japão, uma longa amizade ― José Tadeu Soares

- Importância das ilhas atlânticas no início da expansão ibérica ― Raquel Soeiro de Brito

- A Itália nos primórdios do humanismo em Portugal ― Américo da Costa Ramalho

- Língua portuguesa, notícia do ”Nome Romano” ― Mª Leonor Carvalhão Buescu

- Fernando Oliveira, um homem universal ― Francisco Contente Domingues

- Bartolomeu Dias e a génese da modernidade ― Luís Adão da Fonseca.

Ainda secção Entrevistas (a Luís de Albuquerque e a A.H. de Oliveira Martins); Depoimentos; Noticiário e outras. No final, inclui o fac-simile integral da publicação de Joaquim de Araujo, A Commissão Portuguesa da Exposição Colombina, de 1892.

Dim.:  30 x 22,5 cm 

Preço: € 45
Referência: l-100L144-27