Autor: Rigaud, Lucas
Título: COZINHEIRO MODERNO ou nova Arte de Cozinha
Editor: Typografia Lacerdina
Local: Lisboa
Data: 1826
Descrição:

Rigaud, Lucas

COZINHEIRO MODERNO,/ ou nova/ Arte de Cozinha,/ onde se ensina pelo methodo/ mais facil, e mais breve o modo de se prepara-/ rem varios manjares, tanto de carne, como de/ peixe, mariscos, legumes, ovos, lacticinios:/ varias qualidades de massas para pães, empa-/ das, tortas, timbales, pasteis, bolos, e outros/ pratos de entre-meio: varias receitas de caldos/ para differentes sopas: caldos para doentes e hum/ caldo portativo para viagens longas./  Com huma observação sobre algumas frutas, o tempo de/ se colherem, tanto para se comerem na sobre-/ meza, como para doces, e se conservarem/ para o Inverno./ Dado à luz/ por/ Lucas Rigaud/ hum dos chefes da cozinha de Suas Magestades/ fidelissimas, etc., Typografia Lacerdina, Lisboa, 1826.

In-8º, de (4)-459 pp., encadernado inteiramente em pele castanha, de singelos dourados na lombada.  5ª edição, “correcta, e emendada.”

Editada originalmente em 1780, a obra conheceu diversas reedições dado o agrado público com que foi recebida. Isabel Drumond Braga afirma que a presença deste “mestre [que] passara por cortes e casas de Paris, Londres, Turim, Nápoles e Madrid e que sofreu a influência de Vincent La Chapelle, cozinheiro de D. João V e autor de uma obra com idêntico título com edição inglesa de 1733 e francesa de 1742” influenciou a nossa arte da cozinha de modo  a aproximá-la da europeia.  (in      http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4857.pdf)


Estado de conservação: capas c/ faltas de pele na lombada e extremidades sup. das pastas; miolo completo mas c/ 2 cadernos soltos; sinais de uso; guarda volante post. c/ assinaturas diversas.

Dim.:  15,5 x 11 cm

 

Preço: VENDIDO
Referência: l-1008614-18