Autor: AAVV (D. Francisco da Costa)
Título: CANCIONEIRO CHAMADO DE D. MARIA HENRIQUES
Editor: Agência Geral do Ultramar
Local: Lisboa
Data: 1956
Descrição:

AAVV  (D. Francisco da Costa)

CANCIONEIRO CHAMADO DE D. MARIA HENRIQUES, Agência Geral do Ultramar, Lisboa, MCMLVI [1956].

In-4º gr., de CLX-673 pp., encadernado inteiramente em pele grenat, tendo as pastas decoradas c/ singelas molduras a ouro e a lombada c/ nervos e dourados. Aparado apenas no corte sup. das folhas que foi carminado; guardas marmoreadas. Conserva as capas de brochura.  Ex-libis de F. Leite Pinto.

Contém diversas ilustrações, em separado, maioritariamente a preto e branco, algumas das quais desdobráveis. Domingos Maurício Gomes dos Santos assina as notas e a extensa e detalhada introdução, tendo incluído diversos índices, para além do índice geral e das ilustrações, a saber: os da composições (por idioma, para recitar, das musicadas, princeps por ordem alfabética), das fontes e o ideográfico e onomástico, além de 2 glossários de termos (portugueses e espanhóis).  
“Constituído por composições poéticas e dramáticas em Português, Castelhano e uma em Latim, é valioso sobretudo pelo seu teatro, único testemunho de produção e representação da literatura dramática de cativeiro em português, no séc. XVI.  [O original] Foi adquirido, juntamente com o Arquivo Tarouca, em 1971, pela Biblioteca Nacional.”  (in BN, catálogo 51, p. 110, entrada 202)

Estado de conservação:  extremos da lombada e charneiras c/ ligeiro desgaste.

Dim.:  26 x 21 cm

Preço: VENDIDO
Referência: l-100276-15