Autor: Bellin, Jacques Nicholas
Título: MAPA DO CEILÃO
Local: Paris
Data: c. 1740-60
Descrição:

Bellin, Jacques Nicholas

MAPA  DO CEILÃO, Jaffenapatam, séc. XVIII

Mapa de c. 1740-60, em papel, representando o porto de Jaffenatapam (ou Jafenapatão, Jaffna ou Jafna), a 9º 40’ lat. N. e 80º long. E. do extremo norte da ilha de Ceilão, no reino c/ o mesmo nome (> João de Barros, Da Ásia, in visconde de Lagoa, Glossário Toponímico da Antiga Historiografia Portuguesa Ultramarina, Ásia e Oceania, I Parte, t.2, Lisboa, MCMLIII, p.144). 


Apresenta decoração do território representando vegetação, uma rosa-dos-ventos e peq. embarcações no mar, c/ os recortes do porto bem nítidos, sublinhados pela coloração, feita manualmente e a posteriori.  Tem cartela simples em forma de fita, c/ a identificação e, na margem, a inscrição «Suppl. au tome VIII nº 3».


Jacques Nicholas Bellin (1703-1772) é nomeado, em 1721, hidrógrafo da Marinha Francesa (cartógrafo chefe), ascendendo, mais tarde, a Hidrógrafo Oficial do Rei de França. Durante quase 50 anos, produziu grande quantidade de mapas, de boa execução, que lhe proprocionaram o reconhecimento europeu.  Bellin participou na Enciclopédia de Diderot e d’ Alembert c/ mais de 900 artigos e contribuíu c/ um grande nº de mapas para a Histoire Generale des Voyages, obra em 15 tomos, de Antoine François Prévost (habitualmente referido como l’ abée Prévost), de onde o presente mapa foi retirado.  (adaptado de: http://en.wikipedia.org/wiki/Jacques-Nicolas_Bellin)

Estado de conservação: peq. falta de papel numa das margens; vincos e sinais de uso.

Dim.:  26,5 x 35 cm  (32,5 x 38 cm – folha)

Preço: VENDIDO
Referência: Map-0463-15