Autor: Pierre du Val
Título: MAPA DE CABO VERDE
Editor: Johann Hoffmann
Local: Paris
Data: 1681
Descrição:

Pierre du Val

MAPA DE CABO VERDE, Insulae Capo Viridis, séc. XVII.

Peq. mapa colorido, em papel, representando o arquipélago de Cabo Verde, no Oceano Atlântico, c/ a identificação das ilhas e de alguns ilhéus; a representação de peq. sinais em forma de âncora pode identificar bons locais para fundear; apresenta na margem graduação das latitudes.  Emoldurado.

Este mapa aparece na obra de Pierre du Val, Geographiae Universalis, Pars prior, Johann Hoffmann, Paris, 1681 (cuja numeração pictórica se pode ver na margem, c/ o nº 339) e foi publicado inicialmente a preto e branco, tendo sido manualmente aguarelado a posteriori. A obra in-16º apresentava os mapas dobrados a meio e o vinco resultante está patente no mapa.  Não apresentavam escala.

 

Pierre du Val  (Abeville, 1619-1683), cartógrafo e geógrafo francês, era sobrinho de Nicolas Sanson, cartógrafo distinto que trabalhou para o rei de França a partir de 1650.  Depois das Cartes de Géographie, de 1657, du Val publicou um atlas em formato reduzido e repleto de mapas, obra in-16º, da qual o presente foi retirado.

Dim.:  10 x 13 cm

Preço: € 215
Referência: p-306016-14