Título: LIVRO DE MÚSICA ‘GREGORIANA’
Local: s.l.
Data: Séc. (XVI)-XVII
Descrição:

LIVRO DE MÚSICA ‘GREGORIANA’. Séc. (XVI)-XVII.
In-fólio, de 243 pp., que começa na pág. 3 e termina na 246, tendo a paginação inicial sido emendada. Encadernação em couro revestindo pastas em madeira, gravada a seco com molduras contendo entrelaçados vegetalistas, c/ cantos e medalhão ao centro em metal, este com o monograma «M»; tem 6 nervuras e rótulo na lombada. Papel muito encorpado, impresso e manuscrito. Pautas de 4 linhas, próprias do cantochão, neumas (notação quadrangular) e claves. Peq. rótulo de pertença ant. na 1º guarda fixa, c/ a indicação “Nº 2320  Michel Angelo Lambertini” 


(“ Michel’angelo Lambertini [1862-1920] foi, no domínio da música, executante, maestro, compositor, musicólogo e organólogo, além de editor e comerciante. Num âmbito cultural mais alargado, não podemos deixar de referir a sua actividade como organizador e animador de eventos musicais e literários. Foi também o responsável pela reunião de uma parte considerável do actual acervo do Museu da Música.”   www.museudamusica.imc-ip.pt/index.)

São os cantos próprios das festividades dos santos, incluindo os mais destacados do culto cristão, e acompanhamento para liturgias específicas como seja a eleição do Papa, missa em tempo de guerra, para a paz, pelos enfermos, para os peregrinos, para o esposo e esposa e, sobretudo, orações e missas do ciclo anual religioso: pautas de quatro linhas, típicas do canto gregoriano, com notações musicais quadrangulares e  iniciais simples. Antifonas e indicações em Latim.

Estado de conservação:  faltam algumas folhas; faltas de pele nas janelas da lombada, bem como na pasta dorsal; vestígios de caruncho na encadernação; mancha de água ténue e peq. restauros em algumas folhas.

Dim.:  39,5 x 29 x 4 cm

Preço: € 1.370
Referência: m-00637-8