Autor: Almeida, Nicolau Tolentino de
Título: OBRAS DE NICOLAU TOLENTINO DE ALMEIDA
Editor: Estúdios Cor
Local: 1968
Data: Lisboa
Descrição:

Almeida, Nicolau Tolentino de

Obras de Nicolau Tolentino de Almeida, Estúdios Cor, Lisboa, 1968.

In-4º, de XII–382 pp., vem encadernado numa bonita encadernação editorial inteira em pele de carneira c/ gravados a ouro e reprodução, na pasta da frente, de uma das muitas ilustrações que recheiam o livro, da autoria de Nogueira da Silva. Foi prefaciado por Alexandre O’ Neill. 

Trata-se de uma edição luxuosa, muito ilustrada no corpo do texto que está impresso a 2 cores (negro e vermelho), fazendo o presente exemplar parte de uma tiragem especial de 110, em papel offset creme, numerado XXVI, c/ atribuição de pertença ao dr. Augusto Guimarães Amora.  As ilustrações distribuem-se no texto, nas margens e fora do texto, impressas também nas 2 cores referidas.

Dim.:  25 x 18,5 cm

 

Nicolau Tolentino de Almeida (Lisboa, 9.1740 ? – Lisboa, 6.1811), “filho de um advogado da Casa da Suplicação e de uma mãe com genealogia aristocrática, frequentará a univ. (primeiro sem proveito nos estudos, e talvez, depois de 1796, para completar o curso de Direito), conseguirá ser prof. de Retórica em Lisboa” *   e, em 1781, exerce o cargo de oficial da Secretaria  de Estado dos Negócios do Reino.

Poeta satírico, cultivou uma ironia jocosa que não poupou nada, nem ninguém, colocando-se a si próprio entre os visados. Utilizou um ritmo curto, marcado pela oralidade, mas também o mais tradicional, da redondilha maior; escreveu algumas odes, mas é sobretudo a quartetos, quintilhas e décimas que recorre na composição da sua poesia mais conhecida. Obras Poeticas, foi publicado em vida (1801), em Lisboa, na Regia Ofic. Tipográfica.

* In Biblos, vol. 5, Editorial Verbo, Lx, 2005 (entrada Tolentino de Almeida, assinada por Mª Luísa Malato Borralho) 

Preço: € 95
Referência: l-101010-1