Título: MISSALE ROMANORUM ex decreto Sacrosancti Concilii Tridentini restitutum...
Editor: Nicolaum Pezzana
Local: Venetiis
Data: 1751-2
Descrição:

Missal

MISSALE ROMANORUM ex decreto Sacrosancti Concilii Tridentini restitutum, S. Pii V. Pontificis Max. jussu editum Clementis VIII & Urbano VIII Autoritatem recognitum, apud Nicolaum Pezzana, Venetiis, M DCC LII  [1752].

In-folio minor, de (36)-448-XCVI-40-(2)-VIII-40 pp.  Encadernado por inteiro em couro, que revesta pastas em madeira, tendo na pele das pastas bonitas decorações gravadas a seco c/ formatos geométricos, características da época; a lombada sóbria, apresenta nervuras, s/ dizeres, nem decorações; possui 2 fechos metálicos pregados nas extremidades de ambas as pastas (as da frente em presilhas de couro).  Corte das folhas carminado e papel bastante encorpado. 


Apresenta frontispício a 2 cores (vermelho e negro), c/ uma bonita gravura a talhe-doce representando  uma figura feminina sentada, c/ um manto cobrindo a cabeça, que ampara uma cruz c/ a mão esq., e na dir. segura o cálice sagrado e iluminado; escondidos nas nuvens, 2 anjos espreitam a cruz; em plano de fundo, a Igreja de S. Pedro.

Nas pp. iniciais não numeradas encontram-se as dedicatórias, registos dos decretos que regem o culto, tábuas diversas dispostas segundo os meses do ano, indicações s/ missas, além do frontispício. As pp. numeradas são introduzidas por uma linda portada gravada de pág. inteira, na qual a Virgem, prostrada s/ uma banqueta onde se encontra 1 rôlo de pergaminho, parece receber a Anunciação que lhe é dada pelo Anjo suspenso de uma nuvem, que paira acima.  É a publicação que trata das missas segundo o calendário litúrgico, a que se segue, paginada em numeração romana, as dos santos comuns. O Domingo de Páscoa, ou da Ressurreição (Dominica Resurrectionis) vem introduzido também por uma outra gravura de pág. inteira, na qual 3 figuras masculinas vestidas à romana e empunhando lanças, na base da representação, são surpreendidas pela figura do Cristo, ressuscitando da sepultura. A qualidade das gravuras é evidente, tanto no que toca à composição, como no delinear das figuras e do movimento imprimido, como no trabalho do claro-escuro, sendo realmente de lamentar que não apresentem assinaturas.


Este Missal encaderna 3 obras de conteúdo religioso, c/ numerações e frontispícios próprios: à 1ª, já indicada na ant. refª bibliográfica, segue-se:


MISSAE PROPRIAE SANCTORUM HISPANORUM, Quae Generaliter in Hispania Celebrantur; ex Apostolica Concessione & Auctoritate Summorum Pontificum, ad formam missalis romani redactae, apud Nicolaum Pezzana, Venetiis, M DCC LI  [1751].

São as missas do culto dos santos celebrados na Hispânia. No frontispício, idêntico ao ant., 1 gravura de temática vegetalista e religiosa (c/ 2 cabeças de anjos, 1 mitra e 1 candeia), de formato triangular.  Depois:


MISSAE PROPRIAE SANCTORUM TRIUM ORDINUM FRATUM MINORUM, ad formam missalis romani redactae, et exactius examinatae; additis missis à Sacra Rituum Congregatione noviter concessis & aprobatis, juxta exemplar breviarii ejusdem ordinis, apud Nicolaum Pezzana, Venetiis, M DCC LI  [1751].

Trata as missas do culto dos santos das três Ordens Menores.  A pág. de rosto, em tudo à semelhança das anteriores, apresenta também peq. gravura a talhe-doce, c/ frade tonsurado e aureloado santo que, em ambiente rural e de mãos postas, reza, olhando a representação de Cristo na cruz.


O Missal está todo grafado nas 2 cores referidas, o texto a 2 colunas, c/ inúmeras capitulares decoradas a negro e muitos florões de remate.  De salientar a presença de muitas notações musicais, semeadas no conteúdo da obra inicial.  Consta da edição integral do Missal romano, isto é, Temporal, Ordinário, Santoral, acrescido  das celebrações próprias do culto peninsular e outros textos litúrgicos.

A colação dos cadernos:  *4, **5, A-L[J]4, M3, N-Z[U]4, Aa-Ee4, a-f4, A-B4, C2, 1, *2, A-B4, C2, mostra que há uma falta num caderno (p. 187-8, que devia conter 1 gravura) e que foi introduzida 1 folha não numerada (que está solta).


Estado de conservação:  peq. faltas de pele nas extremidades, na pasta da frente e na lombada, à cabeça; madeira levemente arqueada; guardas c/ acidez; peq. mancha no topo do 1º caderno e pé do último; vestígios de xilófagos marginais em 3 cadernos, c/ consolidações antigas e recentes; ligeiros sinais de uso.

Apreciação:  embora não seja obviamente uma obra rara, como missal que é, o presente exemplar mereceu uma cuidada encadernação e de boa qualidade, feita para para resistir ao tempo e aos diversos manuseios; apesar dos peq. defeitos, apresenta-se muito fresco e em bom estado, caso raro nestes livros destinados ao serviço religioso, que nos chegam, habitualmente, em mau estado.

Dim.:    33 x 25 x 8  cm

Preço: € 670
Referência: l-550072-45