Autor: Couto, Antonio Maria do
Título: DICCIONARIO DA MAYOR PARTE DOS TERMOS HOMÓNYMOS E EQUÍVOCOS DA LINGUA PORTUGUEZA
Editor: Typographia de Antonio Joze da Rocha
Local: Lisboa
Data: 1842
Descrição:

Couto, Antonio Maria do

DICCIONARIO DA MAYOR PARTE DOS TERMOS HOMÓNYMOS E EQUÍVOCOS DA LINGUA PORTUGUEZA Augmentado com uma Grande Cópia de Vocábulos Téchnicos, e sua Etimologia, e Enriquecido com Muitos Adágios da Lingua, e Trèchos de História, Crítica e Antiguidades, Typographia de Antonio Joze da Rocha, Lisboa, 1842.

In-folio peq., de VIII-432 pp., encadernado por inteiro em couro escurecido e levemente marmoreado, c/ rótulo negro e bonitos dourados na lombada.  Guardas em papel de fantasia.  Texto a 2 colunas. Inclui: Preambulo, Diccionario e Breve addenda para as trez letras A.B.C.


Obra cuidada e muito rara.  Apresenta as entradas por ordem alfabética, embora as agrupe pelo étimo, por derivados e semelhantes grafias de diferentes conteúdos semânticos.  Abrangente no que toca ao vocabulário científico e específico, ou técnico.

Sobre o A., que a portada informa ter sido “Professor de Gramática e Lingua Grega no 1º Lyceu Nacional de Lisboa”, pouco se conseguiu apurar.  Ver a bibliografia extensa que Antonio Maria do Couto (Lisboa, 1778-1743) deixou em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Maria_do_Couto

Apreciação:  encadernação em excelente estado; papel c/ boa sonoridade.

Estado de conservação:  esfoladelas superficiais nas pastas; peq. anotação numa das guardas; leves sinais de uso.

Dim.:  31 x 21,5  cm

Preço: € 135
Referência: l-1005857-53