Autor: Saint-Maurice, Odette de​
Título: NOVE MULHERES E MEIA ― Rita
Editor: Editorial Presença
Local: Lisboa
Data: 1973
Descrição:

Saint-Maurice, Odette de

NOVE MULHERES E MEIA ― Rita,  Editorial Presença, Lisboa, 1973.

In-8º peq., de 230 pp., brochado.  Possivelmente, a 1ª edição.
Nº 21 da colecção Gôndola Juvenil desta editora.  Deste título geral fazem parte 9 vol. dos 10 previstos inicialmente (subintitulados c/ os nomes das protagonistas respectivas: Lili, Mirita, Rita, Rosariho, Alicinha, Cristina, Marta, Inês e Ana), já que o último título (Rosinha) não chegou a ser publicado.  Os 3 volumes finais desta colecção foram editados pela Agência Portuguesa de Revistas.

Colecção baseada quase exclusivamente nos relatos acerca da família Macedo e amigos, que começou a ser publicada em 1955, interrompida em definitivo por volta de 1979.  Foi um êxito de vendas pois colheu a atenção do público adulto mas, particularmente, a do público juvenil, que esgotou edições atrás de edições e que aguardava ansioso a publicação de novo livro.  Este título é o 10º relativo às histórias dos Macedo, que se desenrolam por ordem cronológica.


Sobre Odette de Saint-Maurice (Lisboa, 1818-1993), vida e obra, ver:  https://www.youtube.com/watch?v=L7XHX86opfg

Estado de conservação:  lombada coçada e c/ peq. defeitos; capas c/ vincos, a de trás também c/ assinatura de posse a ponta-seca; acidez leve do papel; sinais francos de manuseamento.

Dim.:  17,5 x 11  cm

Preço: € 10
Referência: l-1001078-51